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Guia de compras para Email Marketing

O Email Marketing é uma estratégia para manter a comunicação entre empresas e suas bases de clientes. Esse serviço permite enviar mensagens personalizadas e automatizadas. Leia o guia para mais informações.

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Pedro Rapace

O Email Marketing é uma estratégia para manter a comunicação entre empresas e suas bases de clientes. Esse serviço permite enviar mensagens personalizadas e automatizadas. Leia o guia para mais informações.

Índice

  1. O que é um sistema Email Marketing?
  2. Quais as vantagens de empregar um sistema Email Marketing?
  3. Quais são os principais recursos de um sistema de Email Marketing?
  4. Fatores que devem ser levados em conta antes de comprar um sistema Email Marketing

O que é um sistema Email Marketing?

São sistemas que automatizam a comunicação via e-mail entre sua empresa e seus clientes e potenciais clientes, impactando significativamente o desempenho das suas campanhas de e-mail.

Assim, pode-se dizer que sistemas de e-mail marketing são soluções que gerenciam tarefas como malas diretas, acompanham a efetividade de todos os e-mails marketing.

Desse modo, eles podem ser usados para otimizar anúncios, aumentar o conhecimento sobre sua marca ou organização e promover algo novo.

Afinal, os sistemas email marketing ajudam as equipes de Marketing a:

  • Criar e enviar pesquisas por e-mail
  • Gerenciar modelos de e-mail
  • Realizar campanhas profissionais
  • Produzir boletins informativos com foco no cliente
  • Melhorar a gestão do relacionamento com o cliente

O Email Marketing é uma ferramenta indispensável para qualquer negócio atualmente, saiba abaixo os motivos:

Quais as vantagens de empregar um sistema Email Marketing?


1. Consiga fazer personalização de mensagens

Plataformas de email marketing permitem que a empresa personalizem suas mensagens para um público alvo desejado, usando de interesses, consumo, localização e muitos outros.

Dessa forma, é possível que os usuários tratem cada cliente de forma diferente, podendo personalizar o texto com nome, assunto, produtos, ou até mesmo informações sobre fidelidades entre outros.

2. Torne fácil o compartilhamento do email marketing

As campanhas de marketing podem ser compartilhadas pelos assinantes de formar fácil, com somente um clique é possível manda-las para redes pessoais, ampliando assim o alcance de seu conteúdo para além do público já determinado.

Assim, usuários podem criar interações através de botões de compartilhamento nas redes sociais, sendo possível chamar a atenção de forma mais ampla, aprenda 5 estratégias de retenção de clientes.

3. Obtenha o Retorno Sobre Investimento (ROI sigla em inglês)

Com as plataformas de email marketing é possível que a empresa monitore os resultados de cada uma de suas campanhas, acompanhando e analisando os KPIs, como o número de cliques, conversões, aberturas dentre outros.

Portanto, todos esses dados ajudam a equipe de marketing a montar as estratégias certas, personalizadas para obter assim um bom resultado.

Quais são os principais recursos de um Email Marketing?

  • Banco de dados de contatos: centralize todas as informações sobre seus clientes, clientes em potencial, assinantes de e-mail, em um só local. Algumas soluções de email marketing são integradas com o sistema CRM ou outros que consigam trazer diretamente os dados dos clientes, como o RD Station.
  • Envio em massa de e-mails: entrega segura e eficiente de e-mails promocionais e de marketing, para um grupo grande de assinantes e/ou clientes.
  • Assinar ou cancelar a assinatura de email marketing: o usuário pode criar opções para assinar ou cancela uma assinatura de email marketing.
  • Concordância com a lei antispam: assegure-se de que os e-mails não possuem nenhum tipo de conteúdo falso, nem linhas de assunto desordenadas, e use o seu endereço comercial físico registrado junto de uma opção correta para cancelamentos e recebimentos.
  • Gerenciamento de mala direta: usuário pode fazer listas de endereços de e-mail e grupos se baseando nos tipos de contatos, podendo enviar e-mails à todos na lista ou para apenas grupos selecionados.
  • Gerenciamento de modelos do email marketing: é possível criar e definir os modelos desejados, baseados em algum tema ou tipo de campanha, utilizando a logo da sua em presa se necessário.
  • Análise e geração de relatórios: os KPIs, como as taxas de cliques e cancelamento, são controlados para manter um relatório sobre os resultados.

Fatores que devem ser levados em conta antes de comprar um sistema Email Marketing:

Saiba as suas necessidades!

Antes de comprar qualquer coisa precisamos saber o que vai ser necessário e indispensável antes de tomar qualquer decisão, é bom saber quais são seus objetivos a curto e longo prazo de seu negócio, para fazer a escolha certa.

Portanto, devem ser levados em conta diversos fatores, como os a seguir:

Integração com sistema CRM:

É necessário pensar que na hora de adquirir uma solução de email marketing, a mesma deve estar integrada com alguma solução de CRM.

Sendo assim, essa integração unifica a lista de contatos, assegurando que todos eles serão uniformes em todas as plataformas.

Desse modo, com a utilização do CRM é possível usufruir de soluções como preferências do cliente, para criar malas diretas de campanhas baseadas em interesses, dados demográficos ou compras passadas.

Modelos otimizados para dispositivos móveis:

Hoje em dia é super importante ter um modelo de e-mail que seja compatível com dispositivos móveis, para que os clientes possam usufruir do conteúdo de forma confortável com botões de tamanho adequado.

Por isso, ao adquirir ferramentas para email marketing, assegure-se que tenha modelos de e-mails disponíveis para dispositivos móveis.

Automação de e-mail:

Recursos de automação de e-mails inseridos na plataforma de e-mail marketing ajudam a automatizar o envio de e-mails para indivíduos usando um clique predefinido.

Tais e-mails podem ser enviados para dar boas-vindas a novos assinantes, coletar feedback, passar informações ou datas.

Assim, se você procura usar em sua empresa campanhas de mensagem em massa baseadas em modelos, procure essa ferramenta de automação ao adquirir uma solução de email marketing.

Caso você ainda não use um sistema Email Marketing, repense!

O uso de um software CRM está conectado às principais tendências para o futuro. Não sabe como? Veja três delas:

É interessante observar no mercado, como o comportamento do usuário está em constante mudança.

Portanto, estamos de olho em tendências que podem ajudar o seu e-mail marketing a trazer resultados com alto retorno em ROI, como as listadas a seguir.

Design minimalista

O design mais minimalista é autêntico e claro, traz uma imagem de que a marca ou empresa é mais acessível, estabelecendo assim uma conexão emocional com o cliente.

Por conta disso, o resultado é uma vantagem em relação aos concorrentes, já que o cliente foi colocado em primeiro lugar ao invés do produto.

Esse estilo de design ajuda a:

  • Diminuir o tempo de carregamento do e-mail
  • Passar uma mensagem clara e direta
  • Manter o foco na mensagem, e não no design

Superpersonalização de campanhas automatizadas

Colocar os clientes em primeiro lugar e focar em seus problemas individuais traz resultados positivos para sua empresa, podendo resultar em uma taxa de abertura maior.

Assim, lembrar das necessidades de seu público é uma maneira que os convence a comprar o produto.

Dessa forma, com uma super personalização é possível observar o comportamento de navegação e dados, para mandar um e-mail que será de conteúdo bastante relevante.

Portanto, uma campanha automatizada e hiper personalizada colabora com a redução da desistência do carrinho de compras em seu site e com o aumento de vendas.

Inteligência artificial (AI) no email marketing

Inteligência artificial, ou IA, é muito falada no mundo do marketing no sentido de automação de processos, nesse caso o objetivo é oferecer um conteúdo mais relevante no momento certo para um grupo ou um indivíduo específico.

O ”inteligente” vem de como esses sistemas guardam os processos passados para moldar ações futuras.

Assim, a IA precisa ser vista como uma solução para um alto número de processos, ela não anula o papel do profissional de marketing, mas o ajuda a obter melhores resultados.

Logo, o intuito de fornecer uma mensagem certa para cada pessoa não vai mudar, mas é necessário descobrir outros caminhos para otimizar a entrega de experiências digitais a pessoas adaptadas a elas.

Se interessou? Você pode conferir as opções de Email Marketing disponíveis no site do FinderSoftwares, basta clicar aqui!

Para mais informações úteis como essas, acesse nosso blog.

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Pedro Rapace