Guia de compra de ferramentas de big data
Lidar com grandes volumes de dados é um desafio rotineiro para as organizações. Porém, com as ferramentas certas, é possível coletá-los e analisá-los de maneira mais eficiente. Leia mais neste guia.
Lidar com grandes volumes de dados é um desafio rotineiro para as organizações. Porém, com as ferramentas certas, é possível coletá-los e analisá-los de maneira mais eficiente. Leia mais neste guia.
Índice
- O que é uma ferramenta de Big Data?
- Quais as vantagens de empregar uma ferramenta de Big Data?
- Quais são os principais recursos das ferramentas de Big Data?
- Fatores que devem ser levados em conta antes de adquirir uma ferramenta de Big Data
- Quais são as tendências das ferramentas de Big Data para os próximos anos?
O que é uma ferramenta de Big Data?
Big Data é o conjunto de informações presentes nos bancos de dados de servidores e organizações, que possuem interligações entre si. Ou seja, são os dados e informações da empresa que estão armazenados na rede mundial de computadores e podem ser acessados de qualquer lugar.
As ferramentas de Big Data oferecem diversas soluções tecnológicas para as organizações. Através dela, a sua empresa vai conseguir facilitar o acesso aos dados. Dessa forma, ficará mais fácil criar estratégias de marketing e entender o comportamento do cliente.
Quais as vantagens de empregar uma ferramenta de Big Data?
1. Cibersegurança
Os ataques à rede corporativa, infelizmente, estão se tornando cada vez mais comuns. Por esse motivo, as empresas devem buscar soluções de proteção que realmente sejam eficientes e dificultem a ação de hackers.
2. Aumento das vendas
O Big Data está relacionado ao volume de informações que as organizações podem captar e processar através de sistemas de tecnologia.
Com essas informações, as empresas conseguem entender melhor sobre o comportamento do cliente.
Ou seja, é possível utilizar essa ferramenta durante toda a jornada de compra do usuário e descobrir qual a melhor hora de abordá-lo, quais campanhas geram mais vendas e, obviamente, o padrão de comportamento.
O amplo conhecimento sobre o público é fundamental para tornar a sua empresa uma referência no mercado e criar estratégias mais eficazes.
As organizações que investem na adoção de ferramentas de Big Data conseguem operar de forma mais otimizada e aumentar o lucro com com a criação de produtos e serviços personalizados de acordo com o comportamento do público-alvo.
3. Acompanhamento da concorrência
Ao entender e prever as novas demandas e necessidades do mercado, a análise do Big Data se torna capaz de fornecer informações para a sua organização sobre as próximas estratégias dos concorrentes e assim, todos os colaboradores conseguem ter insights de modo mais rápido e eficiente.
Com isso, a sua organização consegue ganhar vantagem competitiva no mercado, já que ela estará sempre um passo à frente da concorrência.
4. Tomada de decisões
Como uma das principais funções das ferramentas de Big Data é justamente a análise e estruturação de dados, através delas, a sua empresa vai conseguir analisar informações e relatórios de modo mais rápido e assertivo.
5. Otimização de processos internos
Com a análise de informações em tempo real, será muito mais fácil identificar falhas em processos internos e corrigi-las antes que esses erros se transformem em um problema difícil de resolver.
Ou seja, com a análise de dados, a sua empresa vai conseguir não apenas identificar os principais problemas em processos internos, mas também, saber quais são as verdadeiras causas por trás dos erros e falhas operacionais.
Assim, você vai conseguir tomar medidas mais eficientes para mudar rotinas e procedimentos que não estão trazendo o resultado esperado.
Quais são os principais recursos das ferramentas de Big Data?
• Interpretação de dados: Os dados dispersos não fazem muito sentido, mas a correlação que há entre eles pode ajudar a trazer ideias e estratégias mais eficientes. Tão importante quanto captar e armazenar dados, é saber utilizá-los e aplicá-los na rotina da empresa.
• Identificação de padrões: Os padrões são muito importantes para montar uma persona, já que usuários que agem de maneira parecida fornecem informações valiosas sobre o comportamento do público-alvo nas páginas virtuais do seu negócio.
• Automação de marketing: Com boas ferramentas de Big Data, fica muito mais fácil automatizar ações e processos de marketing, reduzir erros em operações que antes eram realizadas de forma manual e, obviamente, melhorar os resultados de todas essas ações.
Fatores que devem ser levados em conta antes de adquirir ferramentas de Big Data
Conheça melhor a realidade do seu negócio!
Antes de adotar uma nova solução tecnológica, é preciso conhecer um pouco mais da realidade interna da organização e traçar objetivos a curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, torna-se possível escolher as ferramentas de Big Data mais adequadas para a sua empresa.
Deverão ser levados em conta os seguintes fatores:
• Elaboração de relatórios: Se a sua empresa precisa lidar constantemente com a criação de relatórios manuais, as ferramentas de Big Data podem ajudar bastante, já que elas analisam dados de forma totalmente automatizada.
• Estruturação de dados: saber correlacionar os dados é importante para a sua empresa. Mas antes de adquirir uma ferramenta de Big Data, é preciso se planejar em relação a organização e análise de todas as informações relevantes para a sua empresa.
Quais são as tendências das ferramentas de Big Data para os próximos anos?
O uso de uma ferramenta de Big Data está conectado às principais tendências para o futuro. Veja três delas:
• Inteligência artificial: A inteligência artificial está revolucionando as ferramentas de Big Data. As novas soluções tecnológicas estão cada vez mais automatizadas, modernas e inovadoras.
• Nuvem híbrida A computação em nuvem é uma grande tendência para o futuro das ferramentas de Big Data. A possibilidade de armazenar um grande volume de dados e atuar com base em informações adquiridas em tempo real é uma ótima forma de reduzir custos e modernizar as operações tecnológicas.
• Edge Computing: A computação de ponta (Edge Computing) otimiza o uso de todos os dispositivos eletrônicos utilizados na sua empresa, já que essa tecnologia procura aproximar a computação da fonte de todos os dados adquiridos. Dessa forma, o processamento de informações ocorre o mais próximo possível da fonte de dados.
As ferramentas de Big Data podem trazer diversos benefícios para o mundo dos negócios.
Aliás, é bem provável que a sua empresa já trabalhe com a coleta de dados, não é mesmo? O problema é que se você não consegue extrair informações relevantes sobre esses dados, o potencial que eles têm para trazer lucro para organização será desperdiçado.
Por isso, se os funcionários estão sobrecarregados com o excesso de informações e não conseguem analisar dados da maneira correta, está na hora de você otimizar esse processo e começar a utilizar o Big Data para alavancar suas vendas.
Se você ficou interessado, entre em contato conosco e faça a sua solicitação!