Cloud Computing: O que é e para que serve?
Cloud Computing, ou computação em nuvem, é a tecnologia que permite o uso online de recursos da computação, tendo a internet como meio de funcionamento.
Não conhece o conceito ainda? Sem problemas! Neste artigo você descobrirá tudo o que precisa saber sobre Cloud Computing, a nuvem da Internet. Continue a leitura!
O que é Cloud Computing?
Cloud Computing é uma solução de TI que usa a conectividade e a grande abrangência da Internet para hospedar diferentes recursos, programas e dados. Dessa maneira, a computação em nuvem possibilita que o usuário acesse esses recursos por meio de computadores, tablets, celulares, entre outros.
Com a utilização dessa ferramenta, é possível editar documentos, armazenar informações, compartilhar e editar dados de maneira remota, sem a necessidade de downloads, apenas de tais dispositivos conectados à internet e um navegador.
Tudo isso sem a obrigação de conectar-se a um servidor local ou computador pessoal.
Ainda não entendeu muito bem o que é Cloud Computing?
Vamos a um exemplo prático então:
Quando você edita um documento no Google Docs ou assiste a um filme ou série na Netflix, você está se utilizando da computação em nuvem, por exemplo.
Os serviços que não pedem nenhum tipo de instalação ou download, abundantes hoje em dia, são serviços online possibilitados pelo Cloud Computing, onde você só irá precisar de um navegador e internet para acessá-los.
Para que serve a Cloud Computing?
A computação em nuvem surge como forma de democratizar as informações e facilitar as operações de quem utiliza as ferramentas tecnológicas diariamente, melhorando a vida de muitas pessoas.
Pense agora em todos os downloads, hardwares, sistemas operacionais e softwares que tínhamos que usar para conseguir realizar alguma tarefa, mesmo que simples muitas vezes. Eram muitos, não é mesmo?
Por isso, a Cloud Computing trouxe vários benefícios na área, e realizou uma verdadeira transformação digital. Veja aqui alguns desses benefícios:
- Eliminação dos gastos com compras de hardware e software, instalação e manutenção;
- Armazenamento de dados online;
- Economia de espaço;
- Concentração de informações em um só lugar;
- Integração do trabalho da equipe com o acesso remoto as informações;
- Maior segurança no armazenamento;
- Realização de backups.
Diante dessas vantagens, a computação em nuvem se tornou rapidamente a ferramenta preferida das empresas e dos usuários. E não à toa, a maior parte das coisas que consumimos hoje na internet, como as redes sociais, o armazenamento de arquivos, streaming de vídeo e música, são de aplicativos ou serviços hospedados na nuvem, a partir da solução de Cloud Computing.
Como funciona ?
A solução faz uso de um servidor remoto para integrar os dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Um servidor remoto armazena os dados e programas usados por você em qualquer lugar do mundo, em lugares físicos conhecidos como data centers, podendo ser acessado de forma online.
Existem 3 tipos de computação em nuvem: o público, o privado e o híbrido. A escolha irá depender de fatores como custo, disponibilidade, desempenho e expectativas. E claro, se você é empresa ou pessoa física, adequando sua realidade aos serviços disponíveis.
Nuvem pública
As nuvens públicas são recursos computacionais, como servidores e armazenamento, fornecidos por terceiros e disponíveis para qualquer pessoa ou empresa que deseja contratá-los.
Nesse formato, o cliente é responsável pelo o que será colocado na nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, enquanto o provedor de nuvem está preocupado com a manutenção, segurança e o gerenciamento dos recursos.
Na nuvem pública, tudo está disponível na web, com fácil acesso, e compartilhado entre diferentes usuários que a usam simultaneamente, mas de forma separada e também padronizada.
Esse tipo de nuvem é o mais indicado para empresas que querem economizar em investimentos, pois oferece soluções unificadas.
Nuvem privada
No modelo em questão, a empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno e oferece acesso apenas a usuários selecionados, como funcionários e parceiros, por exemplo.
A nuvem privada oferece a possibilidade de personalizar funções e suporte às demandas, sendo usada por empresas que devem seguir regulamentos e regras para segurança e privacidade de dados.
Nuvem híbrida
Por último, temos a nuvem híbrida. Ela é uma espécie de união das duas anteriores, isto é, permite compartilhar informações e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados anteriormente.
Assim, como se pode ver, a escolha irá depender muito de cada necessidade e estratégia de negócio, podendo variar em diversos quesitos.
Quais os serviços da Cloud Computing?
Hoje a Cloud Computing oferece 3 modelos de serviço: Confira quais eles são:
SaaS (Software as a Service/Software como serviço)
O SaaS permite que você acesse o software sem comprar sua licença, utilizando-o gratuitamente na nuvem, mas com recursos limitados.
Há planos de pagamento com a cobrança de uma taxa fixa, com um valor que varia de acordo com o recurso.
Nesse modelo, a empresa acessa o software pela Internet, sem se preocupar com a instalação, configuração e licenças.
PaaS (Platform as a Service/Plataforma como serviço)
Neste modelo, é contratado um ambiente completo de desenvolvimento on demand, onde é possível criar, transformar e otimizar softwares e aplicativos.
O PaaS inclui sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento, sistemas de gerenciamento de bancos de dados, serviços de Business Intelligence e outros recursos. Além de contar com toda a infraestrutura necessária para executar aplicações Web ou móveis.
IaaS (Infrastructure as a Service/Infraestrutura como serviço)
No IaaS, os recursos de infraestrutura são alugados, como servidores, routers, racks, datacenters, hardware e outras ferramentas que permitem a transmissão e o armazenamento de dados.
Dependendo do provedor e do modelo, a empresa pode precisar pagar pelo número de servidores e pela quantidade de dados armazenados. Sua vantagem é que só é usado o que for demandado pela empresa, pagando apenas por isso.
Agora que já entendeu o conceito de Cloud Computing, acesse nosso site e confira as soluções digitais ideais para a sua demanda!