Turnover: o que é e como isso impacta na sua empresa?
Você conhece o conceito de turnover? Essa métrica pode te auxiliar na mensuração do desempenho e qualidade da sua empresa.
Se o seu time de Recursos Humanos negligencia o turnover, em algum momento, seu negócio passará por problemas que afetarão a sua credibilidade não só com os consumidores, mas também com os funcionários.
Ficou curioso(a) para saber o que é e como funciona esse indicador? Confira o artigo completo a seguir.
O que é turnover?
Turnover, na tradução literal, significa “renovação”.
No universo corporativo, esse termo é usado para definir a rotatividade dos funcionários, ou seja, quantos entram e quantos saem em um determinado período de tempo.
Dessa forma, quando essa taxa está muito alta, isso pode trazer inúmeros problemas para uma organização.
Portanto, é fundamental aprender a calculá-la e controlá-la, conforme as necessidades do negócio.
Tipos de turnover
Agora que você já sabe o significado de turnover, é interessante conhecer seus principais tipos. Confira:
Turnover voluntário
O turnover voluntário é, como o próprio nome sugere, quando o colaborador se demite voluntariamente da empresa onde trabalha.
Esse tipo de situação pode ocorrer por diversos motivos e, quando em excesso, quer dizer que a corporação possui dificuldades em gerir e reter talentos.
Desse modo, outras razões que levam ao desligamento voluntário podem ser:
- Recebimento de propostas de trabalho mais atrativas em outras empresas;
- Falta de motivação profissional na empresa em que trabalha;
- Ausência de um plano de carreira e de oportunidades de crescimento dentro da organização.
- Relações de trabalho conflituosas e/ou tóxicas.
E dentro do conceito de turnover voluntário, estão mais dois tipos: o turnover funcional e disfuncional. Conheça cada um deles:
Turnover funcional
O turnover funcional diz respeito à saída, por conta própria, de funcionários de baixa performance e/ou facilmente substituíveis.
Essa situação pode ser menos prejudicial para a empresa, que fica livre de gastos com demissões e de outros custos referentes a direitos trabalhistas.
Porém, isso reflete a falta de atenção do RH às pessoas que estão sendo contratadas para determinadas vagas.
Turnover disfuncional
O turnover disfuncional se trata do desligamento voluntário de profissionais de enorme potencial e desempenho dentro da empresa, o que é altamente desfavorável para uma corporação.
Afinal, se a empresa não consegue manter os melhores talentos, a reputação dela fica abalada e ela passa a ser considerada um lugar “difícil de trabalhar” e que não reconhece o valor dos seus funcionários.
Além disso, quando bons colaboradores escolhem ir embora, as entregas do negócio perdem a qualidade, a produtividade da equipe cai e é bem mais difícil encontrar substitutos à altura dos cargos desocupados.
Turnover involuntário
O turnover involuntário é quando a própria organização opta por demitir funcionários.
Isso pode acontecer por crises internas do negócio e/ou problemas de gestão. Existem vários porquês que explicam o turnover involuntário, como:
- A empresa está passando por dificuldades financeiras;
- Os funcionários desligados não estavam desempenhando bem as suas funções;
- Conflitos entre departamentos ou com a gerência da corporação;
- Quebra de contrato.
Principais causas de turnover
Como foi visto anteriormente, as motivações que levam ao turnover são muitas e costumam variar, de acordo com cada situação.
Assim, se você quer entender outras causas que implicam a alta rotatividade, confira algumas delas a seguir:
- Salários abaixo da média do mercado;
- Cultura organizacional desestruturada;
- Má administração da empresa;
- Falhas no processo de onboarding dos novos funcionários;
- Falta de comunicação entre a equipe;
- Sobrecarga de trabalho;
- Gestores mal qualificados.
Impactos do turnover na sua empresa
Já parou para pensar em como índices altos de turnover podem impactar na sua empresa?
As consequências disso são significativas e precisam ser analisadas, a fim de elaborar estratégias para evitar que a rotatividade aumente acima dos níveis considerados normais.
Saiba quais são os impactos do turnover:
- Queda na produtividade;
- Gastos elevados com novas contratações e/ou pagamento de direitos trabalhistas;
- Perda de credibilidade;
- Colaboradores desmotivados;
- Qualidade menor dos resultados da empresa;
- Migração de profissionais competentes para outras empresas (em especial, a concorrência).
Como calcular a taxa de turnover?
Calcular as taxas de turnover é bastante simples, basta somar o número de contratações com o de desligamentos e dividir por dois. Depois disso, é só fazer a divisão do resultado pelo total de colaboradores e multiplicar por 100.
Veja a fórmula:
Esse cálculo é mais geral e, quando associado com métricas mais específicas e aprofundadas, geram dados valiosíssimos para as corporações.
A partir disso, o ideal é que a porcentagem obtida fique abaixo de 10%, mas isso pode variar de acordo com o cenário de cada organização.
Como diminuir os índices de turnover da sua equipe?
Não basta apenas calcular suas taxas de rotatividade, é preciso pensar em como diminuir esses índices e garantir que a sua empresa se livre desse problema.
Mas como fazer isso? Aqui vão algumas dicas:
Invista em capacitação profissional
Fornecer educação é essencial para que os profissionais da sua empresa se desenvolvam e realizem seu trabalho com mais eficiência e qualidade.
Portanto, invista em treinamentos e capacitações constantes, incentive e faça parte do processo de aprendizado da sua equipe.
Crie um ambiente amigável para os funcionários
Uma cultura organizacional bem estruturada é aquela que cria um ambiente de trabalho acolhedor e agradável para todos os funcionários, onde todos podem se comunicar e opinar sobre assuntos internos da corporação.
Isso mantém o seu time motivado a trabalhar, e as relações interpessoais se tornam muito mais fluidas e humanizadas.
Ofereça benefícios condizentes com cada função
Como forma de incentivo aos seus colaboradores, ofereça benefícios competitivos.
Salários condizentes com as funções exercidas e bons adicionais (vale-transporte e vale-alimentação, por exemplo), são ótimas maneiras de reter talentos e conseguir os melhores profissionais do mercado.
Forneça oportunidades de crescimento profissional
Tenha um plano de carreira para quem desempenha bem o seu papel dentro da sua empresa.
Reconhecer o trabalho dos seus colaboradores é importantíssimo, uma vez que os motiva e, consequentemente, os retira da zona de conforto.
Assim, permitir que sua equipe cresça é uma parte fundamental para diminuir o turnover — afinal, profissionais acomodados agregam menos ao seu negócio.
Obtenha feedbacks da sua equipe
Tenha em mente que a comunicação é crucial para a eficiência da sua equipe.
Por isso, esteja disponível para receber feedbacks sobre a cultura da empresa, jornadas de trabalho e tudo que pode ser melhorado a fim de manter todos os colaboradores confortáveis e produtivos.
Isso estimula discussões saudáveis entre as partes envolvidas, melhora a rotina empresarial e ajuda no crescimento da empresa.
Seja flexível em relação às jornadas de trabalho
Flexibilidade — ainda mais nos dias de hoje — é um algo muito válido a ser implementado na sua organização.
O home office, por exemplo, é uma boa alternativa, caso não haja necessidade de estar todos os dias no escritório.
Desse modo, o dia-a-dia fica bem menos cansativo. Quando o bem-estar de todos é priorizado, a tendência é que o comprometimento da sua equipe aumente cada vez mais.
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